De uma certa forma, 2017 foi um ano “parado” aparentemente. A verdade é que 2017 foi um ano de muito trabalho nos bastidores, preparando terreno para 2018. Por isso, vamos falar um pouco de todos os projetos e do que está por vir!
Projetos
Com o passar do tempo, ordens iniciáticas tradicionais e grandes estudiosos de ocultismo começaram a revelar os mistérios sobre os significados das cartas de tarot. No início do século XIX, Waite começou a iluminar o caminho e Crowley continuou esta jornada, adicionando mais símbolos para o seu próprio deck.
A ideia do HKT é olhar para autores tradicionais, como Papus, Eliphas Levi, Paul Foster Case, Dion Fortune, Israel Regardie, MacGregor Mathers e os já mencionados Aleister Crowley e Edward Waite, procurando os componentes simbólicos que dão sentido as cartas e, consequentemente, elimando o uso das tradicionais imagens, focando apenas nas relações simbólicas.
O projeto começou em 2013, tendo a sua primeira tiragem apenas 300 peças, cartas em PVC, sendo considerada hoje uma edição de colecionador. Uma das grandes diferenças foi a possibilidade de passar cartas na água, terra ou até mesmo na chama, para fins de utilizações em rituais.
Ainda no final de 2013, houve a criação do HKT2, uma versão similar a primeira, mas com papel cartão 300g e ajustando o tamanho para o formato “gringo”.
Devido a alta demanda pelo HKT em PVC, foi criado o HKT1.5, com as mesmas características do HKT1 (como passou a ser chamado), mas com uma caixa de papel e fundo diferenciado.
E em 2017, houve um financiament coletivo para a produção do HKT3! Ele é o mesmo deck, mas com ainda mais informações e desta vez possuí o fundo do tarot de Marselha.
No final de 2017, Rodrigo Grola terminou mais um tarot, mas com uma proposta totalmente diferente dos anterios. Ou talvez, como disseram alguns, complementar os trabalhos anteriores.
Enquanto o HKT possuí o máximo de informações possível, o ATT tem a ideia de ser um tarot que explica a essência da carta por si só, utilizando-se de suas fontes e cores para isso. Além disso, para aqueles que estão começando a estudar, esse é um tarot incrível, já que vai apresentar as ideias de forma clara, sem a necessidade de intepretação de simbologia.
Ele já se encontra disponível para compra através da Game Crafter e está em estudo sobre a viabilização de produção nacional.
Em 2015/2016, Cussa estava trabalhando como Arquiteto de Sistemas na Fundação Getúlio Vargas e encontrou um problema: ao utilizar webservices em projetos no Visual Studio, o código gerado pelo mesmo possuía uma grande quantidade de code smells. Por isso, ele resolveu criar sua própria biblioteca para efetuar as requisições SOAP.
Em 2017, ele resolveu pegar o conhecimento adquirido e criar uma biblioteca pública para C#, focada na utilização de mercado, e não apenas as situações que foram encontradas na FGV.
A biblioteca possuí código fonte aberto através da licença MIT no GitHub. Encontra-se hoje na versão 2.2.0, já tendo mais de 700 downloads ao total, e tendo nota 4.6 no NugetMustHave.
Jogos
Criado por Cussa Mitre em 2014, e chamado naquela época de Bifrost: Chamado aos Deuses, o jogo foi totalmente reilustrado, suas regras foram revistas e novos poderes foram adicionados.
A primeira versão do jogo contava com as ilustrações de Roe Mesquita, tendo um traço mais puxado para o cartoon. Fizemos um financiamento coletivo através do Catarse, que atingiu 53% do valor necessário para a sua produção.
Já em 2015, com o financiamento coletivo não tendo sido bem sucedido, resolvemos liberar o jogo em PNP na internet. Versão esta que ainda se encontra disponível para download.
Durante 2016, resolvemos reformular toda as ilustrações, sendo então Marcos Keller o novo responsável pelo novo traço. Também resolvemos providenciar uma versão em inglês, podendo desta forma ter uma maior distribuição do jogo. Com isso, em dezembro de 2016, o jogo passou a estar disponível também na loja da Game Crafter.
Muitos perguntaram se ainda temos pretensão de lançar o jogo novamente no Brasil. E é com muita felicidade que informamos que, dentro de muito em breve, ele estará disponível numa plataforma on demand de jogos no Brasil, e totalmente em português!
Em 2017, resolvemos abrir nossas portas para outros game designers. E com isso, trouxemos para a Hod Studio La Muerte, jogo de Sanderson Virgolino (Meeple Up, Canganço, Bushido, Engage), com ilustrações de Andreza Farias.
O jogo foi apresentado em diversos eventos, e teve um financiamento coletivo ocorrendo no início de 2017. Infelizmente, o projeto acabou não sendo financiado.
E agora no início de 2018, foi anunciado que o mesmo será lançado pela editora Sherlock SA.
A… O… (em breve o nome será liberado!)
Ainda em 2016, começamos os testes de um novo jogo com um foco um pouco diferente: um jogo família, com foco principal em crianças. A empresa que nos contratou para o desenvolvimento do mesmo levou o mesmo para ser avaliado por mais de 400 crianças, gerando uma pesquisa de campo totalmente importante, nos dando informações essenciais para o sucesso do projeto. Porém, a empresa acabou cancelando o contrato conosco devido ao fato de divergências de opiniões em relação a que caminhos utilizar e como viabilizar o projeto, assim como a qualidade requerida para a execução do mesmo.
Porém, não nos deixamos abater. O contrato estipulava que a temática e storytelling era de propriedade da empresa, enquanto a mecânica era criação nossa. Logo, mudamos totalmente a temática do jogo para algo que acreditamos ser mais interessante para o nosso público alvo, mas mantendo os mesmos conceitos e mecânicas.
Estamos neste momento em conversa com algumas editoras (inclusive algumas internacionais) para avaliar possíveis interessados na publicação do jogo, assim como estamos disponibilizando ele via Tabletopia para testes.
[Ainda sem nome definido!]
No final de 2017, começamos a criação do nosso terceiro jogo, que ainda não tem nome definido. Ele é um dungeon crawler cooperativo, tendo também uma versão com traidor.
Neste momento ele encontra-se em processo de testes e prototipação. A previsão é colocarmos ele no tabletopia para testes no Q2/2018.
Aplicativos
Mas talvez o maior projeto que fizemos em 2017 foi relacionado a esoterismo/exoterismo.
Como todos os sócios da Hod Studio são estudiosos do ocultismo, resolvemos colocar em uso as nossas habilidades para criar um app que pudesse fazer uma diferença no meio. E estamos muito felizes com o resultado.
A ideia do The One Tarot é ser o seu aplicativo definitivo para leituras e estudos sobre o Tarot.
Com ele, você garante uma experiência profunda de liberdade e intimidade com as leituras de tarô, podendo personalizar todas as etapas de uma consulta, desde o método da consulta, as informações do consulente e até mesmo as próprias cartas!
Não tem familiaridade com o Tarô?
Ele já vem configurado para uso para quem não tem um profundo conhecimento de Tarô ou esta iniciando essa busca! 5 métodos de leituras e 2 decks de cartas já inclusos no aplicativo!
Já conheço o Tarô, o que o The One Tarot me oferece?
Se você já tem contato com o Tarô, o TOT é perfeito para você! Nele você possui uma liberdade plena para utilizar, construir e compartilhar métodos de leitura e interpretações, além de poder fazer o seu próprio conjunto de cartas!
Qual o Conjunto de Cartas que apresenta no The One Tarot?
Ele já vem com o exclusivo conjunto de cartas The Hermetic Kabbalah Tarot, um tarot profundamente simbólico, perfeito para estudos, criado por Marcelo Del Debbio e Rodrigo Grola; e o clássico Tarô de Marselha.
Principais recursos:
- customize o aplicativo com o Tarot de sua preferência!
- transforme suas fotos em cartas do tarô
- cinco formas clássicas de leitura já inclusas
- crie ou adapte os seus próprios métodos de leitura
- cartas invertidas como função opcional
- interpretação lúdica e simplificada já inclusa
- compartilhe métodos
- compartilhe decks
- salve suas leituras com seus dados ou os dados dos consulentes
Leituras Inclusas
- Cruz Celta
- Cruz
- Linha do Tempo
- Uma carta
- A roda astrológica
Quer ainda mais métodos? Acesse a biblioteca de métodos em http://bit.ly/TOTMetodos e baixe outros!
Em 2013, Cussa tinha seu próprio podcast (Long Live Cast) e também fazia a edição do Conversa Entre Adeptus. Tendo trabalhado durante vários anos com sonorização, a qualidade do áudio de convidados de podcasts sempre foi algo que o incomodava, o que o levou a criar sua própria solução.
O que era para ser apenas uma solução para o seu problema acabou se tornando um desejo de consumo, a partir do momento em que várias pessoas testaram o mesmo e queriam utilizar em seus próprios podcasts.
Como a primeira versão do projeto estava totalmente voltada para o uso “único”, fizemos algumas mudanças e começamos a estudar a viabilidade da utilização de licenças comerciais no mesmo. Com essa ideia, iniciamos um financiamento coletivo em 2015, onde contamos com o apoio de diversos podcasts, como pode ser visto ao lado.
E temos agora o prazer de informar que, depois de 3 anos parado, o projeto vai voltar a ativa. Estamos neste momento estudando a forma de viabilizar o funcionamento dos servidores necessários para o funcionamento do mesmo, mas o que tudo indica, estamos perto de uma solução final.
Solução esta que deve ser divulgada no Q2 de 2018! Mas o que já podemos anunciar sobre ele?
- Free
- Robusto
- Com mais funcionalidades
- E com total controle das suas gravações!
O que esperar de 2018?
Como somos legais, vamos compartilhar as metas de 2018 com vocês!
- Estudo da viabilidade de produção do All Type Tarot em versão nacional;
- Anúncio do Bifrost: The Viking Party Game em versão nacional através de plataforma de on demand;
- Anúncio de dois novos jogos até Q2/2018;
- Atualizações e melhorias no The One Tarot;
- Anúncio do Heimdall Podcast Recorder;
- E alguns outros projetos que serão anunciados durante o dercorrer do ano…
Então é isso pessoal! Por hoje, é só isso…