De uma certa forma, 2017 foi um ano “parado” aparentemente. A verdade é que 2017 foi um ano de muito trabalho nos bastidores, preparando terreno para 2018. Por isso, vamos falar um pouco de todos os projetos e do que está por vir!
Projetos
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Com o passar do tempo, ordens iniciáticas tradicionais e grandes estudiosos de ocultismo começaram a revelar os mistérios sobre os significados das cartas de tarot. No início do século XIX, Waite começou a iluminar o caminho e Crowley continuou esta jornada, adicionando mais símbolos para o seu próprio deck.
A ideia do HKT é olhar para autores tradicionais, como Papus, Eliphas Levi, Paul Foster Case, Dion Fortune, Israel Regardie, MacGregor Mathers e os já mencionados Aleister Crowley e Edward Waite, procurando os componentes simbólicos que dão sentido as cartas e, consequentemente, elimando o uso das tradicionais imagens, focando apenas nas relações simbólicas.
O projeto começou em 2013, tendo a sua primeira tiragem apenas 300 peças, cartas em PVC, sendo considerada hoje uma edição de colecionador. Uma das grandes diferenças foi a possibilidade de passar cartas na água, terra ou até mesmo na chama, para fins de utilizações em rituais.
Ainda no final de 2013, houve a criação do HKT2, uma versão similar a primeira, mas com papel cartão 300g e ajustando o tamanho para o formato “gringo”.
Devido a alta demanda pelo HKT em PVC, foi criado o HKT1.5, com as mesmas características do HKT1 (como passou a ser chamado), mas com uma caixa de papel e fundo diferenciado.
E em 2017, houve um financiament coletivo para a produção do HKT3! Ele é o mesmo deck, mas com ainda mais informações e desta vez possuí o fundo do tarot de Marselha.
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No final de 2017, Rodrigo Grola terminou mais um tarot, mas com uma proposta totalmente diferente dos anterios. Ou talvez, como disseram alguns, complementar os trabalhos anteriores.
Enquanto o HKT possuí o máximo de informações possível, o ATT tem a ideia de ser um tarot que explica a essência da carta por si só, utilizando-se de suas fontes e cores para isso. Além disso, para aqueles que estão começando a estudar, esse é um tarot incrível, já que vai apresentar as ideias de forma clara, sem a necessidade de intepretação de simbologia.
Ele já se encontra disponível para compra através da Game Crafter e está em estudo sobre a viabilização de produção nacional.
Em 2015/2016, Cussa estava trabalhando como Arquiteto de Sistemas na Fundação Getúlio Vargas e encontrou um problema: ao utilizar webservices em projetos no Visual Studio, o código gerado pelo mesmo possuía uma grande quantidade de code smells. Por isso, ele resolveu criar sua própria biblioteca para efetuar as requisições SOAP.
Em 2017, ele resolveu pegar o conhecimento adquirido e criar uma biblioteca pública para C#, focada na utilização de mercado, e não apenas as situações que foram encontradas na FGV.
A biblioteca possuí código fonte aberto através da licença MIT no GitHub. Encontra-se hoje na versão 2.2.0, já tendo mais de 700 downloads ao total, e tendo nota 4.6 no NugetMustHave.
Jogos
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Criado por Cussa Mitre em 2014, e chamado naquela época de Bifrost: Chamado aos Deuses, o jogo foi totalmente reilustrado, suas regras foram revistas e novos poderes foram adicionados.
A primeira versão do jogo contava com as ilustrações de Roe Mesquita, tendo um traço mais puxado para o cartoon. Fizemos um financiamento coletivo através do Catarse, que atingiu 53% do valor necessário para a sua produção.
Já em 2015, com o financiamento coletivo não tendo sido bem sucedido, resolvemos liberar o jogo em PNP na internet. Versão esta que ainda se encontra disponível para download.
Durante 2016, resolvemos reformular toda as ilustrações, sendo então Marcos Keller o novo responsável pelo novo traço. Também resolvemos providenciar uma versão em inglês, podendo desta forma ter uma maior distribuição do jogo. Com isso, em dezembro de 2016, o jogo passou a estar disponível também na loja da Game Crafter.
Muitos perguntaram se ainda temos pretensão de lançar o jogo novamente no Brasil. E é com muita felicidade que informamos que, dentro de muito em breve, ele estará disponível numa plataforma on demand de jogos no Brasil, e totalmente em português!
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Em 2017, resolvemos abrir nossas portas para outros game designers. E com isso, trouxemos para a Hod Studio La Muerte, jogo de Sanderson Virgolino (Meeple Up, Canganço, Bushido, Engage), com ilustrações de Andreza Farias.
O jogo foi apresentado em diversos eventos, e teve um financiamento coletivo ocorrendo no início de 2017. Infelizmente, o projeto acabou não sendo financiado.
E agora no início de 2018, foi anunciado que o mesmo será lançado pela editora Sherlock SA.
A… O… (em breve o nome será liberado!)
Ainda em 2016, começamos os testes de um novo jogo com um foco um pouco diferente: um jogo família, com foco principal em crianças. A empresa que nos contratou para o desenvolvimento do mesmo levou o mesmo para ser avaliado por mais de 400 crianças, gerando uma pesquisa de campo totalmente importante, nos dando informações essenciais para o sucesso do projeto. Porém, a empresa acabou cancelando o contrato conosco devido ao fato de divergências de opiniões em relação a que caminhos utilizar e como viabilizar o projeto, assim como a qualidade requerida para a execução do mesmo.
Porém, não nos deixamos abater. O contrato estipulava que a temática e storytelling era de propriedade da empresa, enquanto a mecânica era criação nossa. Logo, mudamos totalmente a temática do jogo para algo que acreditamos ser mais interessante para o nosso público alvo, mas mantendo os mesmos conceitos e mecânicas.
Estamos neste momento em conversa com algumas editoras (inclusive algumas internacionais) para avaliar possíveis interessados na publicação do jogo, assim como estamos disponibilizando ele via Tabletopia para testes.
[Ainda sem nome definido!]
No final de 2017, começamos a criação do nosso terceiro jogo, que ainda não tem nome definido. Ele é um dungeon crawler cooperativo, tendo também uma versão com traidor.
Neste momento ele encontra-se em processo de testes e prototipação. A previsão é colocarmos ele no tabletopia para testes no Q2/2018.
Aplicativos
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Mas talvez o maior projeto que fizemos em 2017 foi relacionado a esoterismo/exoterismo.
Como todos os sócios da Hod Studio são estudiosos do ocultismo, resolvemos colocar em uso as nossas habilidades para criar um app que pudesse fazer uma diferença no meio. E estamos muito felizes com o resultado.
A ideia do The One Tarot é ser o seu aplicativo definitivo para leituras e estudos sobre o Tarot.
Com ele, você garante uma experiência profunda de liberdade e intimidade com as leituras de tarô, podendo personalizar todas as etapas de uma consulta, desde o método da consulta, as informações do consulente e até mesmo as próprias cartas!
Não tem familiaridade com o Tarô?
Ele já vem configurado para uso para quem não tem um profundo conhecimento de Tarô ou esta iniciando essa busca! 5 métodos de leituras e 2 decks de cartas já inclusos no aplicativo!
Já conheço o Tarô, o que o The One Tarot me oferece?
Se você já tem contato com o Tarô, o TOT é perfeito para você! Nele você possui uma liberdade plena para utilizar, construir e compartilhar métodos de leitura e interpretações, além de poder fazer o seu próprio conjunto de cartas!
Qual o Conjunto de Cartas que apresenta no The One Tarot?
Ele já vem com o exclusivo conjunto de cartas The Hermetic Kabbalah Tarot, um tarot profundamente simbólico, perfeito para estudos, criado por Marcelo Del Debbio e Rodrigo Grola; e o clássico Tarô de Marselha.
Principais recursos:
- customize o aplicativo com o Tarot de sua preferência!
- transforme suas fotos em cartas do tarô
- cinco formas clássicas de leitura já inclusas
- crie ou adapte os seus próprios métodos de leitura
- cartas invertidas como função opcional
- interpretação lúdica e simplificada já inclusa
- compartilhe métodos
- compartilhe decks
- salve suas leituras com seus dados ou os dados dos consulentes
Leituras Inclusas
- Cruz Celta
- Cruz
- Linha do Tempo
- Uma carta
- A roda astrológica
Quer ainda mais métodos? Acesse a biblioteca de métodos em http://bit.ly/TOTMetodos e baixe outros!
Em 2013, Cussa tinha seu próprio podcast (Long Live Cast) e também fazia a edição do Conversa Entre Adeptus. Tendo trabalhado durante vários anos com sonorização, a qualidade do áudio de convidados de podcasts sempre foi algo que o incomodava, o que o levou a criar sua própria solução.
O que era para ser apenas uma solução para o seu problema acabou se tornando um desejo de consumo, a partir do momento em que várias pessoas testaram o mesmo e queriam utilizar em seus próprios podcasts.
Como a primeira versão do projeto estava totalmente voltada para o uso “único”, fizemos algumas mudanças e começamos a estudar a viabilidade da utilização de licenças comerciais no mesmo. Com essa ideia, iniciamos um financiamento coletivo em 2015, onde contamos com o apoio de diversos podcasts, como pode ser visto ao lado.
E temos agora o prazer de informar que, depois de 3 anos parado, o projeto vai voltar a ativa. Estamos neste momento estudando a forma de viabilizar o funcionamento dos servidores necessários para o funcionamento do mesmo, mas o que tudo indica, estamos perto de uma solução final.
Solução esta que deve ser divulgada no Q2 de 2018! Mas o que já podemos anunciar sobre ele?
- Free
- Robusto
- Com mais funcionalidades
- E com total controle das suas gravações!
O que esperar de 2018?
Como somos legais, vamos compartilhar as metas de 2018 com vocês!
- Estudo da viabilidade de produção do All Type Tarot em versão nacional;
- Anúncio do Bifrost: The Viking Party Game em versão nacional através de plataforma de on demand;
- Anúncio de dois novos jogos até Q2/2018;
- Atualizações e melhorias no The One Tarot;
- Anúncio do Heimdall Podcast Recorder;
- E alguns outros projetos que serão anunciados durante o dercorrer do ano…
Então é isso pessoal! Por hoje, é só isso…