fbpx

Adágio Mágico – o que é, como e por que usar?

TLDR:

Adágio Mágico é uma forma de tiragem para pedir um conselho da sua espiritualidade. Como fazer:

  • Escreva sua intenção num papel;
  • Retire duas runas/cartas/símbolos da sua ferrementa de trabalho;
  • Interprete a tiragem como as energias necessárias para realizar o intento definido;
  • Caso goste, crie um bindrune ou coloque as cartas/símbolos em seu altar para trabalhar melhor tais energias.

Durante todo o mês de outubro, tivemos a Jornada de Experimentação Rúnica #Runetober2020, onde aproximadamente 50 pessoas, com as mais diferentes bases (e algumas até nenhuma) tiveram um contato mais prático com as runas. Não sendo um curso, já que seria impossível passar todo o conhecimento em 5h, tivemos que bolar alguma forma simples de conseguir transmitir a ideia das runas, mas com a qual o participante pudesse usar de forma prática o que estaria aprendendo.

Não é incomum o uso magístico, seja de runas, tarô ou qualquer outro tipo de oráculo conhecido. Sim, caso você não saiba, é comum utilizar-se da simbologia e arquétipos imbuídos destas ferramentas para fazer magia. E aqui, talvez seja mais fácil explicar com um exemplo: imaginemos que uma pessoa queira dar uma palestra e garantir que o conhecimento que ela possuí seja transmitido de forma clara, para que todos possam entender a mensagem e vejam o quanto ele domina o conteúdo.

No caso do tarô, poderíamos usar algumas cartas para alcançar tal intento: o Hierofante, o Mago e o Sol. Um professor, um ser que domina o assunto, o sucesso. Caso fôssemos utilizar as runas, poderíamos trabalhar com Ansuz e Sowillo, comunicação e sucesso. E esse tipo de ideia se repete de certa forma para todo tipo de ferramenta mágica. Temos essa mesma forma de trabalhar com ervas, incensos, cores de velas, e por aí vai.

Em 2018, quando que eu comecei o #Runetober, a ideia era semi-oracular: eu expressa a ideia ou área que gostaria de receber um conselho das runas e fazia a tiragem para interpretá-la. Porém, o problema dessa abordagem é que você precisaria ter um conhecimento relativamente grande das runas para poder entender a mensagem em si. Sabendo que no #Runetober teríamos pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre as runas, decidimos que essa não seria a melhor forma de conduzir a Jornada. E, mesmo sem nome, nascia assim o “Adágio Mágico”.

O que é Adágio Mágico?

Adágio vem da palavra conselho. E aqui é justamente o que diferencia ele das tiragens comuns: você está recebendo um conselho da sua ferramenta. Diferente de utilizar-se do seu conhecimento sobre a ferramenta para escolher qual simbologia usar, você faz uma tiragem para a sua proposta e a interpreta baseada na perspectiva.

Como usar um Adágio Mágico?

A ideia é relativamente simples: defina a sua intenção ou intento. Recomendamos que você escreva no papel, para que você possa ter certeza de como expressou esta intenção para o universo. Após isso, faça a sua tiragem. Recomendamos a retirada de apenas duas runas/cartas/símbolos para que a interpretação seja mais direta e compreensível .

Como você definiu a intenção, fica relativamente mais fácil interpretar as tiragens, já que você restringe o leque de possibilidades relacionados a cada símbolo.

Caso a tiragem não esteja clara o suficiente, aí sim seria a hora de tirar uma terceira runa/carta/símbolo, onde a intenção dela é clarear as duas anteriores.

Por que usar um Adágio Mágico?

Talvez esse seja o ponto mais interessante. Com o Adágio Mágico, você não fica focado no resultado do intento em si, mas também na perspectiva da Jornada necessária para chegar lá. Apesar de você limitar a interpretação das runas/cartas/símbolos dado o seu intento, você expande o leque de possibilidades relacionadas ao intento em si.

Voltando ao nosso exemplo de uma pessoa que quer dar uma palestra, falamos do caso onde ela escolhe as runas/cartas/símbolos que irá utilizar. Mas imagine a situação onde a pessoa já seja senhor do conhecimento e saiba passar esse conhecimento bem. Mas há um outro ponto que ela não saiba que está em jogo nessa palestra. Com o Adágio Mágico, ela se abre a possibilidade de receber esse tipo de conselho.

Posso colocar inserir um outro símbolo que eu queria?

Eu diria que sim, você pode. Mas eu não recomendo isso. Se você pediu um conselho para sua espiritualidade, seja qual nome você der a ela, e acha que seu conhecimento é maior do que o dela, por que pedir o conselho então? Em situações onde o conselho seja algo que não seja do seu agrado, minha recomendação seria usar isto de forma contemplativa para aceitar o fato/situação em si ou mesmo com o fim de auto-conhecimento.