Por que criar um teclado rúnico?
Sempre que tentamos utilizar qualquer tipo de comunicação atual e quremos utiizar runas, nos deparamos com um problema: a falta de tais “caracteres” no alfabeto dito comum. Logo, para redigir um texto ou enviar uma simples mensagem com tais caracteres/símbolos, sempre tivemos que utilizar fontes diferenciadas. Esse método funciona bem para trabalhos impressos ou pdfs, mas não funciona muito bem para sites e aplicativos. O motivo: para que a pessoa visse o que você deseja, ela precisaria ter instalado no seu computador/celular exatamente a mesma fonte que você usou para criar tal texto.
O que muitos não sabem, porém, é que os carateres rúnicos foram inseridos na tabela Unicode, que nada mais é do que uma padronização sobre os caracteres de todos os alfabetos do mndo. Isso significa que qualquer computador, programa ou aparelho consegue exibir e reproduzir esses caracteres. Com base nessa ideia, resolvemos criar um teclado que lhe permite escrever direto em rúnico.
Um detalhe: o Rune Input não é um aplicativo. Logo, você não abre ele. Ele funciona como um teclado integrado direto ao Android. Caso você tenha dúvidas, veja abaixo o guia de instalação e configuração.
E por que não tem as letras?
O alfabeto rúnico é puramente sonoro. Isso significa que as letras não tem real relação ou conexão direta com uma runa. Falando desta forma, pode parecer meio estranho, mas vamos talvez fazer um exemplo simples:
O criador do app, Cussa. Seu nome possuí as letras C U S S A. Se formos escrever isso utilizando runas, teremos os seguinte texto: ᚲᚢᛋᚨ. A primeira runa “ᚲ” tem som de [k], como em carro. A segunda runa “ᚢ” tem som de [u], como em urubu. A terceira runa “ᛋ” tem som de [s], como em salada. E a última runa “ᚨ” tem som de [a], como em adorar. Porém, sendo um alfabeto fonético, o fato de o nome original possuir duas letras S (dado as regras do português) não influencia em sua conversão para runas, ficando com apenas uma runa para o som.
O problema se torna maior quando analisamos a nossa língua portuguesa, onde uma letra pode ter diversos sons, dependendo de algumas regras. Usando o exemplo anterior: se quiséssemos escrever CARRO em rúnico, teríamos ᚲᚨᚱᛟ. Porém, para escrever CEBOLA, mesmo começando com a mesma letra C, teríamos o texto rúnico ᛋᛖᛒᛟᛚᚨ.
Devido a todos essas nuances que variam inclusive de língua para língua, decidimos criar o app da forma mais simples possível. Mais abaixo, você irá encontrar uma base de informações para ajudar a fazer as suas transliterações para rúnico. Lembrando também que alguns sons não existiam na época, sendo necessário muitas vezes “adaptações”.